sexta-feira, 22 de novembro de 2013
LIBERTE-SE PARA O NATURISMO
Como diz na música “Uma Noite e Meia” de Renato Rocketh, cantada por Marina Lima: “Vem chegando o verão, um calor no coração, essa magia colorida, coisas da vida”. Cada estação possui a sua magia, mas o verão parece mais propício para desnudar o corpo e nele sentir as energias da natureza, é algo que não poderá ser falado porque cada pessoa poderá sentir de forma diferente. Lamentavelmente nesse país tropical, cujos primeiros habitantes já andavam nus, a prática do Naturismo/Nudismo como agente de integração entre mente-corpo ainda é desconhecida. Algumas pessoas me dizem que nunca serão naturista/nudista, não entendem que dito dessa forma reflete um lado psicológico negativo do próprio corpo e consequentemente diante da vida. A civilização adestra o indivíduo a viver na irrealidade e ele assume como se fosse real, ele sonha e quando acorda ainda sente os reflexos daquilo que sonhou. Esse lado negativo não deixa aberturas para mudanças e evolução, assume uma postura intransigente, às vezes até arrogante diante da sua natureza. O conflito entre social x natural não irá cessar nunca. O mais correto seria dizer: “Não sou naturista/nudista, mas quem sabe algum dia!” Pelo menos abre-se uma porta para fazer avaliações, estudar o assunto, realizar reflexões sobre si mesmo diante do universo. O historiador Viegas Fernandes da Costa ao escrever sobre a sua experiência com a nudez social no artigo “Sobre a Nudez Social” coloca o dedo na ferida de uma sociedade que recrimina o corpo e continua procedendo assim com o aval daqueles que ainda não compreenderam o que representa o movimento naturista/nudista no mundo. Cita ele: “Sabemos, portanto, do quão transgressor pode se caracterizar o gesto de tirar a roupa e conviver socialmente sem esta. Insisto lembrar que o caráter transgressor da nudez está relacionado com o contexto social em que se insere, em nosso caso, a sociedade têxtil. A transgressão e ousadia do ato parece ainda maior quando se trata de corpos que a sociedade classificou como “defeituosos ou deficientes”. Ou seja, que por alguma característica que manifesta, afasta-se da imagem que temos de um corpo normal, construída em nosso imaginário. Digo isso de experiência própria, já que carrego em meu corpo as marcas de uma doença neuromuscular que me atrofiou os membros inferiores e superiores, e provocou “deformidades” em minha coluna e tórax”. A prática do Naturismo/Nudismo é provocativa na medida em que passamos também a refletir a inclusão do próprio corpo na natureza, aí começamos a pensar sobre o meio-ambiente, sobre os valores sociais e sobre muitos outros assuntos. Desenvolvemos a percepção de como a sociedade é neurótica! A dúvida que ainda carrego é que os psicólogos ainda tentam ajustar o indivíduo a essa sociedade. Penso que esse ajuste só poderá ser feito em parceria com uma filosofia, e o Naturismo/Nudismo pode ser uma proposta muito interessante. Vou aguardar uma resposta da amiga e professora de Psicologia Maria Rita que me permitiu um espaço para realizar uma palestra para seus alunos. Naturismo/Nudismo é uma proposta de uma vida diferente, um olhar com naturalidade e de se sentir livre. Liberdade essa que também nos torna responsáveis porque estamos passando para futuras gerações uma nova perspectiva que inclui o respeito e harmonia mesmo com as nossas diferenças. Os conceitos que temos da natureza humana são verdadeiramente insignificantes e totalmente distorcidos, a ciência por meio da Física Quântica atesta isso, o físico alemão Werner Heisenberg em 1927 propôs o Princípio da Incerteza. Experimentar o Naturismo/Nudismo até mesmo para fazer uma reavaliação do próprio psiquismo, amplia as possibilidades de entendimento de como enxergamos o mundo material. É um mergulho não só nas águas do mar, mas também para dentro de si mesmo. Tente, experimente, liberte-se. Evandro Telles 19/11/13 www.evandrotelles.blogspot.com
terça-feira, 29 de outubro de 2013
SOU NUDISTA, ALGUM PROBLEMA?
Como
é de conhecimento de muitos, o Nudismo nasceu na Alemanha por volta do ano de
1900, o professor alemão Adolf Koch inicia seus alunos nos desportos ao ar
livre, bom isso não é segredo para ninguém, é história documentada.
Algumas
federações até preservam em seus nomes a palavra “nudismo”, entre elas podemos
citar ANF Australian Nudist Federation, NZNF New Zeland Nudist Federation, e
até um dos maiores acervos da preservação da memória do movimento está
localizada na Flórida, Estados Unidos chama-se American Nudist Research
Library.
Tenho
em minhas mãos livros de diversos autores entre eles cito: “Nudismo Y
Naturismo” de Fernando Cabal, edição espanhola; Storia Del Nudismo de Jean
Pascal Marcacci, edição italiana e outros. Nenhum deles faz menção depreciativa
com relação à palavra “Nudismo”. Interessante que no país dos índios é que
“toda nudez será castigada”!
Qualquer
coisa que se relacione com a nudez humana a sociedade tenta criar um estigma,
seja por humilhação, condenação ou culpa, não importa o nome que se dê à nudez,
ela é sempre vista com olhar crítico por uma sociedade que tem medo da
liberdade. Associar o nome Nudismo como se fosse algo irresponsável,
inconseqüente, sem fundamentos que impliquem bem-estar psíquico, corporal e
ambiental é, no mínimo, por falta de conhecimento das suas origens.
Nudismo
é a consciência da própria nudez, os índios não praticavam o Nudismo, a nudez
deles já era natural, não precisavam desse artifício para entrar na natureza e
conversar com as árvores.
Na
carta escrita em 1855 pelo chefe Seattle menciona: “Somos parte da terra e ela é
parte de nós. As flores perfumosas são nossas irmãs; os gamos, os cavalos, a majestosa águia,
todos são nossos irmãos. Os picos rochosos, a fragrância dos bosques, a energia
vital do pônei e o homem, tudo pertence a uma só família.” Definitivamente não
precisava de artifícios para entender a unicidade da vida e da interdependência
de todos que por aqui habitam.
A nudez pode favorecer reflexões sobre o corpo no
universo, pensar de uma forma profunda e positiva sobre si mesmo sem necessitar
de títulos. São as minhas ações e atitudes que poderão me definir, e mesmo
assim imprimir uma definição equivocada por causa da amplitude da nossa
natureza.
Freud
disse que todo homem nasce neurótico. Isto é uma meia verdade, o homem na
verdade nasce em uma humanidade neurótica. O homem nasce natural, real, normal,
mas no momento em que o recém-nascido se volta parte da sociedade, a neurose
começa a funcionar. A neurose básica é que ele sente e pensa e se identifica com a parte que pensa, e sentir é
mais real que pensar, sentir é mais natural que pensar. Nascemos com o coração
que sente, mas o pensamento foi cultivado; é dado pela sociedade.
Minha
nudez não faz parte do pensar, nem quero saber o que pensam a meu respeito, só
quero sentir o ar, o sol, a água e a terra. Os conceitos são puramente mentais,
vou dispensá-los. Sim, sou nudista, algum problema?
Evandro
Telles
29/10/13
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
VIVISSECÇÃO: CIÊNCIA OU BARBÁRIE
VIVISSECÇÃO: CIÊNCIA OU BARBÁRIE
Experimentos realizados em animais vivos
transformam laboratórios em câmaras de torturas. Tudo em nome da Ciência.
A palavra complicada que
usamos no título deste artigo justifica uma explicação inicial. Em sentido
restrito, vivissecção é a prática (cuja origem é atribuída ao médico romano de
origem grega Cláudio Galeno, no século I DC) de se dissecar animais vivos para
estudar sua anatomia e fisiologia. Em sentido amplo, o termo define todos os
experimentos realizados em animais vivos.
Tanto em um caso quanto no
outro, porém, os resultados são sempre os mesmos: dor e sofrimento.
É isso o que acontece nas câmaras de torturas - eufemisticamente
chamadas de laboratórios - de universidades públicas e privadas, indústrias
(sobretudo de produtos farmacêuticos e cosméticos) e institutos de pesquisa.
Nelas, animais vivos -
mamíferos, em especial - são submetidos a um rol extenso de experiências, cujo
espaço restrito deste artigo não nos permite detalhar. Citemos algumas: a
amputação de membros sadios para a implantação de próteses produzidas com novos
materiais supostamente úteis aos seres humanos, a injeção de substâncias
tóxicas no corpo ou a aplicação de produtos químicos na pele para a verificação
dos seus efeitos e, ainda, a fixação de instrumentos em órgãos internos (como o
crânio) para o monitoramento das suas atividades diante de choques elétricos ou
de novas drogas.
Tudo em nome da Ciência -
e, de forma velada, do dinheiro. Porque, não se iluda, este é o pano de fundo
do debate. Ainda que fosse justificável a necessidade de se torturar e mutilar
animais em nome da Ciência, o que é discutível, não o é fazê-lo em nome do
dinheiro. Por isso, a vivissecção é, sem dúvida, a maior das questões da
Bioética.
Não por acaso. Não há
estatísticas oficiais sobre o número de animais mortos neste gênero de barbárie
moderna, mas os PhDs alemães Milly Schar-Manzoli e Max Heller, no livro
Holocausto, estimam que a máquina de dinheiro que move esta fábrica de horrores
chega a consumir extraordinários quatrocentos milhões de animais em todo
o mundo, anualmente.
Não se diga, seguindo a
cartilha maquiavélica, que os fins justificam os meios. No livro Alternativas
ao uso de animais vivos na Educação, o biólogo paulista Sérgio Greif relaciona
uma longa lista de alternativas eficazes à vivissecção, que esvaziam os
discursos de que este tipo de prática é necessária: modelos e simuladores
mecânicos ou de computador, realidade virtual, acompanhamento clínico em
pacientes reais, auto-experimentação não-invasiva, estudo anatômico de animais
mortos por causas naturais, além dos filmes e vídeos interativos.
Apoiadas por cientistas,
pesquisadores, políticos e até executivos de grandes empresas privadas,
instituições sérias como a InterNiche (International Networtk of Individuals
and Campaigns for a Humane Education) e a British Union for the Abolition of
Vivisection (organização que existe desde o final do século 19) têm uma coleção
de bem fundamentados argumentos contrários a este tipo de prática.
Provando que a preocupação
com o tema não é delírio das organizações de defesa dos animais, a grande
maioria das escolas de medicina dos EUA (maior berço científico do planeta) não
usa animais. Entre elas, as consagradíssimas Harvard
Medical School e Columbia University College of Physicians and Surgeons. Baseiam-se, entre outras
coisas, em estudos que comprovam que 51,5% das drogas lançadas entre 1976 e
1985 ofereciam riscos aos seres humanos não previstos nos testes.
Já em Israel, a El Al
(principal linha aérea do País) se recusa a transportar primatas para serem usados
em experiências. Lá, a vivissecção é proibida em todas as instituições federais
de ensino. O argumento que utilizam para justificar esta atitude, com o qual
encerro este artigo, é uma primorosa lição de humanidade. “É mais importante
ensinar aos alunos israelenses a compaixão pelos animais porque este sentimento
certamente criará maior compaixão por seres humanos”.
Aurélio Munhoz no Twitter:
http://twitter.com/aureliomunhoz
domingo, 20 de outubro de 2013
NATURISMO NA MÍDIA
Alguns
dias atrás uma amiga me disse que estava no facebook e numa conversa com outra
pessoa disse que era naturista/nudista. Poucos minutos depois o seu parceiro
queria que ela se mostrasse sem as roupas. Isso tem sido frequentemente observado
nos sites de relacionamentos, as pessoas pensam que o naturista/nudista tem que
ficar se mostrando como se estivesse numa vitrine.
Tinha
me comprometido a falar sobre esse assunto no II Encontro Norte Nordeste de
Naturismo, mas esqueci de fazer essa abordagem, também ninguém perguntou coisa
alguma, acho que todos sabem muito sobre Naturismo/Nudismo, só eu tenho
dúvidas.
Tenho
dúvidas, por exemplo, dos motivos que levam naturistas aceitarem que determinados
programas venha fazer matérias que não possuem competência alguma para falar
sobre Naturismo. O Pânico na TV é um desses programas que coloca a mulher numa
posição como se fosse um objeto descartável ou para uso. O corpo é destacado como
se nada tivesse de valor, a mulher é desmoralizada, usada e no fundo do vídeo sempre
um assobio “fiu fiu”. Perde a mulher, perde o Naturismo.
Algumas
pessoas justificam tal permissividade em função de audiência. Visibilidade equivocada
não é melhor do que a verdade que defendemos. Não precisamos de quantidade de
praticantes e sim de pessoas que desejam crescer e de vivenciar um estilo de
vida que prega antes de tudo o respeito por nossas diferenças. Estive em quatro
programas na televisão no mês de fevereiro e todos eles só realizaram perguntas
inteligentes e nenhuma gracinha.
Na
véspera de realizar uma palestra para alunos da Faculdade de Psicologia, o que
poderá ser dito para aqueles que assistiram uma matéria sobre Naturismo no
Pânico? Que é legal, oba-oba, cervejada, tudo é festa. Entrevista mesmo não
houve nenhuma, só perguntas com duplo sentido, puxando pelo lado malicioso. Bom,
talvez os psicólogos poderão ajudar a resolver essa disfunção mental.
Certa
vez comentei com um amigo sobre um assunto que eu iria escrever, ele me disse
que se fizesse a abordagem pretendida que iria perder o conceito até então
conquistado. Foi aí que me dei conta de que nunca escrevi coisa alguma para
agradar ninguém, nem mesmo as mídias naturistas.
Mas
tudo isso tem uma explicação que muitos ainda não conseguem entender, chamamos
de “Consciência” (o amigo Augusto diz que quase sempre cito essa palavra em
meus textos). Dentro dos estudos da consciência temos quatro fases de
identificações: 1) Identificação com o corpo, quando as pessoas mais pensam em
sexo e comida. Podemos, sem medo de errar, afirmar um percentual significativo
de pessoas vive nessa identificação, em torno de 70%; 2) Identificação com a
Mente, nesse grupo encontramos os filósofos, matemáticos, cientistas. Uma mente
lógica, dividida, racional. Chega a ser um subproduto do primeiro item; 3)
Identificação com o coração, podemos aqui elencar os poetas, músicos, mais
sensível, mais amoroso e por último 4) O Transcendental, aquele ser iluminado, todos os aspectos
negativos da vida foram sucumbidos, é o próprio ser, aquele que se encontrou
dentro de um contexto mais amplo.
Onde
a maioria das pessoas se encontra? Está explicado o motivo de termos poucos praticantes
do Naturismo, a busca dessa massa de pessoas está voltada para o corpo, no mais
baixo nível da consciência. A prática do Naturismo consciente é para
ultrapassar essa identificação, mas se permitirmos uma mídia cujos valores
estão ainda enraizados nas aparências, em nada acrescenta ao movimento
naturista, muito ao contrário, somente atesta que somos um bando de depravados.
Os
naturistas não devem ser contraditórios do que realmente acreditam, a escolha
do tipo de programa e do entrevistador deve ser realizada com bastante cautela,
de forma tal que não coloque em dúvida o Naturismo, que não sejamos motivos de
piadas e chacotas. Definitivamente, não precisamos disso.
Evandro
Telles
20/10/13
sábado, 19 de outubro de 2013
O DEBATE SOBRE A MORALIDADE DA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL: O QUE É RELEVANTE E O QUE NÃO É
Por
Luciano Carlos Cunha
A maioria das
discussões em torno dos experimentos feitos com animais não humanos tem girado
em torno da necessidade ou não necessidade dos mesmos. De um lado, os que usam
os animais defendem ser necessário o uso em pelo menos alguns experimentos. Do
outro, alguns ativistas respondem apontando os riscos de se extrapolar dados de
uma espécie para outra e outros problemas técnicos com a experimentação. Eu
acredito que o debate se centrar nessa questão é um resultado infeliz, pois dá
a entender que ambos os lados do debate assumem a seguinte premissa: “se um
determinado meio é necessário para se chegar a um determinado fim, então esse
fim e esse meio estão automaticamente justificados”.
Quando percebemos
esse ponto, vemos que essa premissa é altamente questionável. Vamos supor que o
objetivo de pelo menos alguns experimentos seja o de curar doenças. Esse fim é
justificável, até louvável. Mas, segue daí que qualquer meio para se chegar a
um fim louvável é automaticamente justificado, desde que seja necessário para
se chegar nesse fim? A maioria de nós, incluindo os que experimentam em
animais, não concordaria com essa conclusão. Imagine que, para se curar uma
determinada doença fosse necessário assassinar e torturar algumas crianças. A
maioria de nós defenderia que é um erro fazer isso, e que os cientistas
deveriam buscar descobrir outro meio de procurar curar a doença. Assim sendo, a
discussão não deveria girar em torno da necessidade ou não da experimentação
animal, já que podem existir razões que mostrem que, mesmo sendo necessária em
alguns casos, ainda assim ela não se justifica (discuto melhor essas razões
abaixo).
O que precisa ficar
claro é que o ponto central do debate não deve ser o que está sendo até agora.
A questão central é que os animais que são utilizados o são porque não
pertencem à espécie humana. Quando se desfavorece alguém por não pertencer a
determinada espécie, o nome disso é especismo (da mesma maneira que
desfavorecer alguém que não pertence a determinada raça chama-se racismo).
Então, o ponto central deveria ser perguntar por que se acredita que é correto
fazer experimentos em animais não humanos (ou usar para outros fins, como
comer), mas não é correto usar seres humanos. Para explorar melhor esse ponto,
vou sugerir um experimento mental: suponha que ficasse provado que experimentar
em humanos é tecnicamente mais eficaz e, além disso, necessário para se curar
uma determinada doença. O que poderia explicar o erro de se usar humanos nesse
caso e que ao mesmo tempo explique que não é um erro utilizar animais não
humanos?
O que poderia
justificar o especismo? Para a maioria, a diferença parece óbvia: “como alguém
não poderia perceber a diferença moralmente relevante entre humanos e animais
de outras espécies?”. Mas, e que diferença seria essa? Não pode ser o mero fato
de uns serem humanos e outros não, porque isso não explica nada. Não pode ser o
fato de humanos serem mais racionais do que outros animais, porque nem todos os
humanos são racionais (recém nascidos, crianças muito pequenas, idosos senis,
portadores de determinadas doenças mentais, comatosos: existem animais não
humanos muito mais racionais do que estes humanos). Aliás, em se tratando de
humanos não racionais, ao invés de os utilizarmos como comida ou modelo de
testes damos atenção primordial aos seus cuidados, já que são mais vulneráveis
e mais dependentes de nós. Então, apontar que os não humanos são menos
racionais só mostraria que os cuidados sobre eles deveriam ser muito maiores;
tão grandes quanto aquele que geralmente temos para com um bebê.
E quanto a apontar
que na natureza o mais forte subjuga o mais fraco; os animais comem uns aos
outros; e cada animal favorece aos da sua própria espécie? Teria poder para
justificar o especismo? Não, porque isso seria assumir a seguinte premissa: “se
algo é natural, então é justificado”. O problema com essa premissa aparece logo
que perguntamos o que se quer dizer com o termo “natural”. No sentido que é
empregue nesse argumento, quer dizer que é algo que acontece sem intervenção
deliberada humana, ou que segue os processos evolutivos inconscientes. Mas,
então, por que isso seria relevante moralmente? No que apontar que algo
simplesmente acontece sem intervenção humana ou planejamento racional seria
relevante para nos dar razões para agir dessa ou daquela forma? Não parece
contraditório buscar razões para agir justamente em processos que, desde
Darwin, sabemos que não são processos racionais? É curioso que alguns
cientistas, muitos dos quais aceitam a teoria da evolução, baseiem-se nessa
premissa muito problemática. Uma coisa é “como as coisas são?”; outra é “como
as coisas deveriam ser?”. Dizer que algo é da maneira que é não dá razão alguma
para concluirmos que, então, esse algo é automaticamente bom ou correto.
A falha em todas
essas tentativas de se justificar o especismo está em não se perceber que a
principal razão para se respeitar seres humanos não se dá por estes serem
humanos, nem por serem racionais, e nem porque na natureza cada animal
privilegia os da sua espécie, e sim, simplesmente porque seres humanos são
capazes de sofrer e desfrutar. Essa razão muito simples é o que melhor explica
o dever de se respeitar alguém. Alguém precisa de respeito porque valoriza
estar em um determinado estado e não em outro e é vulnerável. Para isso, é
preciso ser senciente (capaz de sofrer e desfrutar). Todo ser senciente prefere
desfrutar de experiências mentais positivas ao invés de negativas. Todos nós
reconhecemos que sofrer e/ou ser privado de desfrutar de algo bom, é ser
prejudicado. Ser capaz de sofrimento/desfrute é uma razão suficiente para se
respeitar alguém, pois então esse alguém pode ser prejudicado ou beneficiado de
acordo com o que decidirmos. Para haver possibilidade de alguém ser
prejudicado, basta ser senciente, independentemente de espécie, de grau de
racionalidade e do que acontece na natureza. A mesma razão que explica por que
devemos respeitar humanos explica ao mesmo tempo porque devemos respeitar
qualquer ser capaz de sentir, independentemente de espécie.
Outro resultado
infeliz do debate é que por vezes centra-se a discussão em se saber se houve ou
não maus tratos durante o experimento. O que isso parece indicar é que, então,
ambos os lados do debate estão a aceitar a seguinte premissa: “se não houver
maus tratos durante um experimento, então, ele é automaticamente justificado”.
Essa premissa só faria sentido se sofrer fosse a única maneira de se prejudicar
alguém. Mas, existe pelo menos outra maneira bem conhecida de se prejudicar
alguém: assassiná-lo, quando ainda lhe resta algo de bom a ser desfrutado.
Alguém poderia
objetar, dizendo que é isso que explica a diferença entre humanos e não humanos
quanto ao erro em matar: os primeiros fazem planos para o futuro e entendem o
que é a morte; os segundos não. Essa objeção tem dois erros. O primeiro erro,
menor, é que existem humanos (bebês, idosos senis, portadores de determinadas
doenças mentais, etc.) que também não entendem o que é a morte e também não
fazem planos para o futuro. O segundo erro, maior, é confundir “ser
prejudicado” com “saber que será prejudicado”. A morte, quando é um dano, é um
dano não devido ao que ela faz estar presente, mas devido ao que ela priva. Ela
priva alguém de desfrutar sensações boas no futuro. E isso é assim independentemente
desse alguém saber o que é a morte, ter feito planos para o futuro, ou sofrer
antes da morte. Assim sendo, todos os seres com possibilidade de desfrutarem
algo de bom no futuro são danados ao morrer. Então, não é tão importante
discutir se houveram ou não maus-tratos durante os experimentos, haja vista que
existem fortes razões para se objetar aos experimentos mesmo quando não existem
maus-tratos, já que os animais, de qualquer maneira, são mortos depois.
Por fim, um
comentário sobre outro argumento muito freqüente nos debates. Os defensores da
experimentação acusam os defensores dos animais de hipocrisia por se
beneficiarem da exploração animal (usarem remédios, comer comida de origem
animal, andar de ônibus, por exemplo). Disso, eles concluem que, então, a
exploração animal está justificada. O problema é que essa conclusão não
seguiria da premissa nem que a premissa fosse verdadeira. É verdade, a acusação
de hipocrisia poderia ser verdadeira em alguns casos (por exemplo, parar de
comer comida de origem animal é algo que se pode fazer facilmente). Contudo,
outras coisas são muito mais difíceis de fazer, haja vista que absolutamente
quase tudo em nossa sociedade é feito à base de exploração animal.
Mas, a questão não
é essa. Mesmo que todas as acusações de hipocrisia fossem verdadeiras, será que
segue daí que, então, a prática que o suposto “hipócrita” está a criticar tem
boas razões a seu favor? Obviamente que não. Uma questão é “qual o caráter do
interlocutor?”, outra é “qual a coisa certa a se fazer?”. Imagine, por exemplo,
que o tratamento de água fosse feito a base de trabalho infantil. Ninguém pode
deixar de tomar água. Será que segue daí que então não existem razões contra o
trabalho infantil e que alguém deve ser proibido de objetá-lo? E, supondo que o
trabalho infantil fosse utilizado em um produto não necessário, como café.
Supondo que quem estivesse a protestar tomasse café e que a acusação de
hipocrisia fizesse sentido. Segue daí que não existem boas razões para se
abolir o trabalho infantil? Obviamente que não. O interlocutor, no nosso
exemplo fictício, apesar de hipócrita, estaria a fazer a coisa certa ao
criticar a exploração. Acusar os defensores dos animais de hipocrisia com
vistas a concluir que a experimentação animal se justifica é nada mais do que
um caso da famosa falácia ad hominem. Aliás, parece que o fato de
quase tudo em nossa sociedade ser feito à base de exploração animal é mais uma
razão para aboli-la, pois então mostra que sofrimento e morte estão sendo
impostos a um número gigante de seres sencientes.
Essas questões
deveriam ser o ponto central do debate. As razões acima são as razões mais
básicas para se rejeitar o especismo, e, com ele todas as práticas
exploratórias sobre os não humanos, incluindo a experimentação animal. É a
partir daí que o debate deveria se desenvolver. E é por não se estar discutindo
os argumentos principais e se estar a perder tempo com argumentos que já
assumem de antemão que o especismo está justificado que nosso entendimento das
questões éticas que envolvem animais não humanos está, infelizmente, em um
nível dos mais rasos.
Fonte: Olhar Animal
- http://olharanimal.net/pensadores-etica-e-animais/luciano-carlos-cunha/448-o-debate-sobre-a-moralidade-da-experimentacao-animal-o-que-e-relevante-e-o-que-nao-e
Luciano Carlos
Cunha - lucianoshred@gmail.com
Mestre em Ética e
Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
licenciado em Educação Artística com habilitação em música pela Universidade do
Estado de Santa Catarina (UDESC), colaborador da revista eletrônica Pensata
Animal, colunista do site ANDA e autor do blog Desafiando o Especismo.
Link para C.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3030914980692075
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
NATURISMO NO TERRITÓRIO DAS EMOÇÕES
Após
o II ENNN Encontro Norte Nordeste de Naturismo que durou quatro dias, tendo
como lema “Espiritualidade, Solidariedade e Compromisso”; e em torno disso
muitas atividades que considero importantes de serem mencionadas nesse texto.
Necessário
esclarecer que “Espiritualidade” não tem nada a ver com religião, crenças,
Deus, Santos ou Profetas. Espiritualidade é um caso de amor maior do indivíduo
em relação ao cosmos. Você toca na folha estará ao mesmo tempo tocando nas
estrelas, é a universalidade sem fragmentos, é sentir o pulsar da vida em todas
as direções, não há norte nem sul, não há fronteiras. No dia em que a
espiritualidade tocar o homem não poderão existir guerras, violência, afrontas,
porque o outro será um espelho que reflete ele mesmo.
Diariamente
tínhamos um momento para reflexão dos elementos da natureza, fogo, terra, água
e ar. No primeiro dia, uma fogueira foi acesa e a Rayssa fez abertura do evento
de forma brilhante, louvando o “fogo” que em nosso corpo representa o coração,
símbolo da paixão, do amor e da energia que nos faz movimentar. Todos os
participantes mentalizaram o que deveria colocar para o universo, seus pedidos,
anseios, desejos e provavelmente orações. Mas tudo de forma silenciosa em respeito
às crenças individuais, que é um dos preceitos do Naturismo.
No
segundo dia “a terra” com representação artística do amigo Jorge Bandeira, que
deitou o seu corpo na terra molhada pelas chuvas que não dava trégua, mas foi
bom que tenha sido assim em reconhecimento da nossa adaptação à natureza, não
ao contrário. Antes da sua exposição, Jorge pede que tenhamos em mente as
crianças ali presentes e o amigo Miguel que luta contra o câncer e sempre
esteve em defesa do Naturismo na praia de Massarandupió. Deita numa posição
fetal e os participantes colocam um punhado de terra sobre o seu corpo, e nada
mais foi dito. Percebem a significância? É o encontro da vida e da morte, é a
vida se manifestando da terra, vivida por uma criança que hoje luta e o seu
final, coberta de onde surgiu. É o encontro dos opostos, é a vida que morre ou
surge? É seu início ou fim? É a igualdade de todos os seres que vivem, é o
direito de viver com dignidade. Não contive tamanha emoção e meus olhos
lacrimejaram.
No
terceiro dia, “a água” foi o terceiro elemento, exaltada a sua importância para
a manifestação da vida, circulante em todo nosso organismo, além de nascermos
por meio desse elemento. Todos passaram por uma fonte de água e ali se
banharam. À noite foi o lançamento do livro “Naturismo – Um Corpo Não
Fragmentado” em que tive a oportunidade de realizar uma breve apresentação, sem
muita delonga por ver o cansaço de muitos que já tinham ido à praia, passado o
dia em reuniões. Percebi a inconveniência de realizar uma palestra com muitos
detalhes. O ponto alto do evento mais uma vez partiu da encenação do Jorge
Bandeira de um texto escrito por Plínio Marcos (1935-1999), mostrando o índio
transformado num mendigo, sem vida em seu olhar, sem alma e esperança. Culpa de
quem? Dos que os tiraram das suas terras, mas também dos que calaram por medo,
dos que nada fizeram para impedir a ganância, dos nossos antepassados e de cada
um de nós que ficamos sentados, acomodados vendo passivamente o extermínio do
homem nu, tirado à força de seu habitat, da terra e do seu lar. Culpa de quem? Mais
uma vez pergunto. Por incrível que pareça encontro um dedo apontado em minha
própria direção. Isso é consciência, Naturismo e Natureza andam de mãos dadas e
antes
de tudo, é um compromisso com a vida. (Edson Medeiros).
No
quarto dia, encerramento com reverência ao “Ar”. A respiração, o reconhecimento
que o corpo tem a sua própria sabedoria, o ar inspirado tem que ser solto,
ninguém poderá reter como se um objeto fosse porque se for retido cessa a vida,
tem que ser equilibrado, nem mais nem menos. Lembra-nos que a vida é uma
fluidez e não estática, um constante dar e receber, que não somos donos de
coisa alguma, só estamos usufruindo. Naturalmente surge a “gratidão”, que não é
uma atitude e sim um sentimento. Não é que se tenha que agradecer a alguém, é
andar no peito com a gratidão por todas as coisas e por todos que encontramos
nessa passagem pela vida afora.
Algumas
pessoas chegaram quando estávamos finalizando essa atividade ainda perguntaram:
“Perdi alguma coisa?”
Sim,
perdeu tudo, quem não participou perdeu muito.
Obrigado,
as lições foram muitas. Aprendi que o Naturismo é também território das emoções.
Evandro
Telles
14/10/13
sexta-feira, 4 de outubro de 2013
NATURISMO - UM COMPROMISSO COM A VIDA
O título desse texto foi um destaque no
artigo “Naturismo e Novas Vivências” do amigo Edson Medeiros e hoje, 04/10/13,
é comemorado o “Dia Mundial dos Animais”. Neste dia, a vida animal em todas as
suas formas é celebrada, e eventos especiais são planejados em locais por todo
o mundo. Instituído em 1931 pelo Congresso Internacional de Partidários do
Movimento em Defesa da Natureza, data
escolhida em homenagem a São Francisco de Assis considerado protetor dos
animais.
Questiono: o que tem sido
comemorado? Durante os últimos 500 anos extinguiram-se por completo 844
espécies animais e de acordo com as estimativas da Aliança Internacional de
Proteção de Animais, cerca de um quarto de todos os mamíferos estão à beira da
extinção.
O Naturismo, enquanto
uma filosofia de vida que busca a integração do homem de forma harmônica com a
natureza, universalista, pacífica, mostra como é lento o processo de
conscientização. De um lado, uma sociedade que mercantilizou o corpo que deixa
as pessoas obsessivas ou frustradas, de outro, não são muitos os praticantes
que desejam o compromisso de ficar esclarecendo àqueles que nem se interessam
em conhecer o tipo de transformação que esse movimento é capaz de realizar na
vida do indivíduo. O resultado tem sido desalentador, principalmente para quem
escreve, sente-se isolado, uma voz na multidão.
Às vésperas do II
Encontro Norte Nordeste de Naturismo tendo como pilares temáticos a
“Espiritualidade, Solidariedade e Compromisso”, mostra que o Naturismo tem
evoluído para algo mais do que a simples nudez corporal. A abordagem desses
assuntos é significativa e ao mesmo tempo provocativa. Significativa porque a
Espiritualidade implica ir além das crenças religiosas, a bem da verdade nada
tem a ver com religião e sim como podemos SENTIR A VIDA, não é racional e sim
existencial.
“O
homem quando se despe predispõe-se a mudanças mais fundamentais e
significativas em sua vida. Tendo recuperado este espaço de liberdade que é o
seu próprio corpo, tendo superado este imenso tabu que é a nudez, um horizonte
todo se alarga, propiciando reflexões mais amplas e aprofundadas sobre o
existir, sobre o viver. Antigos valores, arcaicas crenças, códigos, posturas,
comportamentos condicionados pela velha moral, começam a ser repensados,
redefinidos, questionados”. (Edson Medeiros)
O Naturismo assim torna-se
uma técnica para que possamos ver a vida de uma forma diferente e mais humana.
Os prazeres obtidos nos encontros não se tornam objetivos e sim conseqüências
da conquista da liberdade e de se sentir uno com toda a natureza. Somente pelo
título do livro “Todos os Animais São Nossos Irmãos” de Marcel Benedeti já nos
sensibiliza que temos que repensar sobre o direito à vida.
O Congresso Espanhol
aprovou o texto do Projeto de Lei que declara a tourada como patrimônio
cultural. Mais uma vez perde os protetores dos animais e o Naturismo também
enfraquecido pela desvalorização da vida que tanto defendemos. Até quando o ser
humano suportará a sua agressividade e violência?
Evandro Telles
04/10/13
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
A BELEZA OCULTA NO NATURISMO
“EIS O MEU SEGREDO. É MUITO SIMPLES: SÓ SE VÊ BEM COM
O CORAÇÃO. O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS”
(Antoine de
Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe)
A
famosa frase de Vinícius de Moraes “As feias que me desculpem, mas beleza é
fundamental”, que até hoje causa controvérsias e críticas, pode ter lá suas
razões bem fundamentadas, desde que possamos definir e esclarecer o que é
beleza.
No
campo da filosofia não há um consenso sobre a questão do que é beleza, os
filósofos nunca concordam entre si a respeito de um possível conceito do belo.
E mesmo entre os que acha ser possível concebê-lo, o modo de elaboração
conceitual é muito divergente. (Evando Nascimento, formado em Letras e
Filosofia, pós-doutorado na Universidade Livre de Berlim).
As
indústrias da moda e cosmética aproveitaram o gancho do nosso famoso poeta para
fazerem suas propagandas que dizem a verdade, mas nem toda a verdade. É passado
para o público algo incontestável, no entanto, mais uma vez o sistema faz das
pessoas umas marionetes que podem ser manipuladas. O resultado disso se chama
“frustração”. Por quê? A frustração é a sombra da expectativa. Quanto mais se
cria expectativa de algo não realizado, maior é a frustração do indivíduo. É o
mesmo que viver no futuro, ele nunca chega, é uma ilusão.
Se
não bastasse essa indefinição, existe ainda o sentido muito pessoal. A arte que
vejo como bela pode não ser para o outro. Só isso já seria o suficiente para
percebermos que vivemos num mundo totalmente ilusório e a própria ciência atesta
isso. A nossa sociedade criou a ilusão do corpo perfeito e as pessoas se sentem
ofendidas quando são colocadas como velhas. Alguns países orientais a velhice é
sinônimo de sabedoria e belo, se as julgarem novas é que será uma ofensa.
Fica
muito nítido que quando os valores são trocados distorções acontecem. O Laércio
Júlio da Silva em seu artigo “A Beleza que Ameaça a Juventude”, publicado no
Jornal “Diário da Manhã” em 01/08/2009 já chamava atenção sobre esse assunto
dizendo: “O fato é que não podemos deixar crescer uma geração apegada a valores
fúteis vitimada por uma paranóia que não é inerente à da vontade de viver do
jovem”.
A natureza adora se ocultar, esse é o jogo. A
natureza é como as raízes das árvores, ela fica na profundidade do solo – o
mais essencial está oculto. Nunca considere que a árvore é o mais essencial.
Ela é apenas a periferia de onde vêm as flores, folhas e frutos. A árvore
verdadeira existe no subsolo, no escuro, se cortar as raízes tudo desaparece. Caminhe
em direção ao ser, ao centro, à própria base. Procure sempre as raízes, e não
se deixe enganar pelas folhagens – Se uma pessoa é bonita na superfície, você
se apaixona; você se apaixonou pela folhagem. Mas a pessoa pode não ser bonita
por dentro, ela pode ser absolutamente feia – e você caiu na armadilha (Osho –
A Harmonia oculta).
Algumas
pessoas entendem que o Naturismo é tirar as roupas, não é nada disso, nem mesmo
uma negação da sexualidade. É, na verdade, um modo sutil de expor o que está
oculto, de expor a Divindade existente em cada um de nós. “Deus está se
ocultando na flor. Se você simplesmente perceber a flor, errará o alvo”.
A
beleza do Naturismo está oculta, a natureza não é exibicionista. Isso deve ser
bem compreendido para que possamos desenvolver a percepção e assim encontrar o
real sentido de que a beleza é realmente fundamental porque é algo que parte do
nosso íntimo. Só podemos ver o mundo bonito quando nosso interior consegue ver
a beleza de toda a existência, que não fala e diz tudo, não julga nem condena, simplesmente
mostra, e é assim que vivemos o sentido do Naturismo, só pode ser visto com o
coração.
Evandro Telles
05/09/11
“A MANEIRA QUE ESCOLHEMOS VER O
MUNDO CRIA O MUNDO QUE NÓS VEMOS.”
(BARRY NEIL KAUFMAN).
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
NATURISMO E AS GUERRAS - parte II
”Os homens nunca praticam o mal de modo tão
completo e animado como quando o fazem a partir de convicção religiosa”,
escreveu o filósofo Blaise Pascal. De 1500 Até os dias atuais a violência e as
atrocidades cometidas pelo homem contra o seu semelhante por falta de
tolerância religiosa é de tamanha envergadura que fica difícil acreditar na
possibilidade do ser humano ter sido capaz de realizar tanta agressividade.
Se alguém pensa que isso
é coisa do passado está muito enganado; a guerra na Síria adquire cada vez mais
traços de guerra religiosa, ou seja, ela está se transformando num confronto
entre sunitas e xiitas.
(http://portuguese.ruvr.ru/2013_07_30/Tropas-de-Assad-tomaram-a-cidade-de-Homs-6835/).
Na Irlanda do
Norte protestantes e católicos ainda se hostilizam; na Índia hindus e sikhs se
gladiam; na Armênia cristãos e muçulmanos se agridem; no Sri Lanka budistas atacam
cristãos e hindus. Marcelo da Luz então questiona e analisa em seu livro “Onde
a Religião Termina?” dada
a onipresença da violência religiosa, é esta apenas uma conseqüência acidental
das manifestações de credulidade ou é a própria religião, na sua conjuntura
estrutural, o gatilho armado à deflagração da violência? É a religião vítima da
manipulação de outros agentes alheios aos seus princípios, ou está nela
plantada a raiz da violência?
James A. Haught em
“Perseguições Religiosas” faz um relato da história do fanatismo e dos crimes
religiosos sumarizados nos últimos nove séculos que nos deixa perplexos de como
tem sido a evolução da nossa espécie.
Eckhart Tolle em “O
Despertar de Uma Nova Consciência” afirma que as religiões, numa grande medida,
firmaram-se como forças divisoras em vez de unificadoras, e que a nova
espiritualidade, a transformação da consciência, está surgindo em grande parte
fora das estruturas das religiões institucionalizadas.
Qual é o verdadeiro
problema? A questão é que os conflitos surgem quando um grupo de pessoas assume
ser detentora da verdade e todos os outros estão errados e assim como são
contra a Divindade devem ser perseguidos e aniquilados. Como vivemos no mundo
da dualidade sempre existirá alguém com pensamentos opostos ao seu. O que o
homem do século XXI precisa na atualidade é de TOLERÂNCIA E RESPEITO.
Surge o Naturismo no
início do século XX como uma força propulsora que mais cedo ou tarde irá o
indivíduo refletir sobre a sua própria natureza e irá concluir a inexistência
da verdade absoluta. Toda a natureza é integrada, fragmentada na mente do homem
que tem dificuldades de perceber a totalidade. O dia é a continuidade da noite,
a morte é a continuidade da vida, nada pode ser separado, tudo é integrado. Não
pode haver separatismos dentro do movimento naturista, nem mesmo manifestações
políticas e religiosas em respeito à individualidade das pessoas e a
universalidade da natureza.
No entanto, a prática do
Naturismo consciente requer desprendimento, tanto corporal como mental, o que
tem tornado difícil para o homem moderno que criou para sua natureza problemas
de diversas ordens, poucos percebem a poesia do corpo e muitos o sexo. Não só isso,
também tem dificuldades de aceitação da sua própria natureza, não se sentem bem
com ela. Toda a natureza é nua e não há dificuldade alguma, só o homem que cria
embaraços, desestrutura e provoca desequilíbrios. Algo deu errado na sua
construção! Buda tem razão quando diz: Viva em alegria, em paz, mesmo entre os perturbados.
O biólogo Arthur Golgo
Lucas escreve com muita propriedade seus argumentos contrários à nudez em
manifestações políticas, e ele tem razão, a nudez naturista não é para
convencer a sociedade de nada, na verdade é para proporcionar transformações em
si mesmo. As mudanças sociais devem ocorrer a partir do próprio indivíduo.
Osho no seu livro
“Alegria – A Felicidade que Vem de Dentro” cita que o problema não é a guerra, e as marchas de protesto não
irão ajudar. O problema é a agressão interior nos indivíduos. As pessoas não
estão à vontade consigo mesmas, daí precisar haver a guerra; do contrário,
essas pessoas enlouquecerão. A cada década uma grande guerra é necessária para
descarregar a humanidade de sua neurose.
Por que acham que defendo
publicamente o Naturismo sem impor a minha nudez? Porque ainda tenho a utopia
que o ser humano ainda possa viver em paz.
Evandro Telles
07/08/13
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
LANÇAMENTO LIVRO EM SÃO PAULO
CONVITE
A FBRN -
Federação Brasileira de Naturismo e os grupos
NIP-
Naturistas do Interior Paulista
e
SPNAT -
Naturistas da Grande São Paulo
convidam
para o
lançamento do terceiro livro do
escritor Evandro Telles,
NATURISMO - UM
CORPO NÃO FRAGMENTADO
09/08 - Campinas - NIP - 18:00 hs - Unicamp -
Pça do Ciclo Básico
10/08 - São Paulo - SPNAT - 14:00 hs no parque
Villa Lobos
terça-feira, 30 de julho de 2013
NATURISMO E AS GUERRAS - parte I
No dia 21/07/13 foi divulgada na Folha de São
Paulo a matéria de Ricardo Senra com o título “naturistas brigam entre si por
direito à nudez pública” e junto com as fotos, logo abaixo do texto outro
título “Guerra dos Pelados”. Esse assunto merece algumas reflexões que faço nas
linhas a seguir.
Em primeiro lugar o
repórter é praticamente recém formado pela Universidade do Rio de Janeiro em
2010 e não conhece nada de Naturismo, muito menos o que é uma nudez nas
guerras. É bom saber diferenciar o que é uma guerra do que é uma diferença de
opiniões. A nudez na guerra é vergonhosa, é triste, lamentavelmente destituída
de qualquer valor, a foto acima mostra isso e muito mais se quisermos explorar
esse assunto. A nudez natural possui outro significado e ela está exposta em
contexto muito diferente, ela é harmonia, é pacífica, é saudável do ponto de
vista médico e psicológico (tenho artigos em minhas mãos que provam isso).
Coloco a imagem “Social
e Natural” para explicar algumas diferenças dos dois mundos:
NATURAL SOCIAL
Às vezes sai alguém do
mundo social e entra no mundo natural para realizar pesquisas, estudos
acadêmicos como foi o caso de Luiz Fernando Rojo com a tese de doutorado
“Vivendo Nu Paraíso” na área de Antropologia. Mas também existe aquele que sai
do mundo natural para tentar mostrar ao outro lado que a simples nudez humana
nada tem de agressiva, é uma percepção do corpo de forma diferente. Alguma
coisa errada? Não. A questão é que um não sabe que outro existe, não consegue
conceber a naturalidade do corpo. É nesse ponto que entra os conflitos e as
divergências.
Tenho divulgado o
Naturismo junto aos intelectuais da cidade onde moro nos encontros semanais,
aproveito e faço convites para que venham conhecer o grupo o qual freqüento;
nada será exigido nem mesmo que tirem as suas roupas. Nunca ninguém apareceu,
minto, só um jovem. Mas é uma forma de abordagem, outros podem querer de modo
diferente. Até Roberto Carlos com a sua música “Além do Horizonte” também quer
uma vida livre quando diz:
“...bronzear o corpo
todo sem censura, gozar a liberdade de uma vida sem frescura”. Só que ele quer
além do horizonte e muitos querem viver o agora. Não vejo rupturas, nem motivos
para conflitos. Têm pessoas que gostam de briguinhas de fundo de quintal e
arranjam problemas onde não existe.
Um grupo quer ter o
direito à nudez no parque, na cachoeira enfim, em lugares propícios ao banho de
sol e sem molestar ninguém. Na Alemanha é assim e desconheço quaisquer
conflitos de ordem moral ou mesmo com a polícia. A bem da verdade porque é
cultural. Na reportagem citada a sexóloga e obstetra Carol Albrogini diz: “essas
pessoas são exibicionistas. Os freqüentadores do parque não são obrigados a ver
isso. Tem criança!” Como eu disse, é cultural, essa pessoa desconhece estudo
realizado Robin Lewis e Lois Janda em 1988, estudo de Marilyn Story com 274
crianças de 3 a 5 anos e o resultado resumidamente foi:
- A nudez é benéfica
para a família e a sociedade;
- Acabam se tornando
adultos à vontade com seus corpos e com a sua sexualidade;
- Auto estima elevada;
- Menos obsessivos.
Uma pessoa nesse nível
deveria ter mais cuidado ao falar de quem quer liberdade que são exibicionistas.
Liberdade é algo que nascemos com ela e depois nos foi tirada fundamentada nos
conceitos e preconceitos sociais. Os naturistas são pessoas que se apóiam nos valores
de respeito e harmonia e tenta mostrar, às vezes com comportamentos
equivocados, que a nudez tem mais dignidade do que muitos comportadinhos.
Particularmente não
tenho interesse em ir para praça e tirar as roupas, nem que fosse permitido. No
entanto, a nudez de qualquer pessoa não me atingiria em nada. Temos muito que
aprender para conquistar maiores espaços, prefiro pelo lado cultural que falta
até mesmo para indivíduos que fizeram faculdade, imaginem num país onde ainda o
povo vai para ruas reivindicar educação.
A reportagem pode ter
atingido o seu objetivo mercadológico, mas muito infeliz no seu conteúdo de
mostrar a verdadeira face do Naturismo.
Evandro Telles
30/07/13
domingo, 28 de julho de 2013
MUTIRÃO NO PARQUE ESTADUAL PAULO VINHAS
GNC - GRUPO NATURISMO CAPIXABA
Espírito Santo
Facebook:
Grupo Naturismo Capixaba
Mutirão de limpeza do PARQUE ESTADUAL PAULO CÉSAR VINHA
GUARAPARI-ES
O GNC - Grupo Naturismo Capixaba participou neste dia, 21/07/2013, do mutirão de limpeza
do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha. A ação teve início às 08:00 com os
ativistas sendo recebidos com um delicioso café da manhã preparado com muito
carinho pela ONG SGR - Sociedade Gaya Religare, criada pelo Matheus da Costa
após a morte de seu amigo, o biólogo Paulo Cesar Vinha, assassinado por
denunciar e tentar coibir extrações clandestinas de areia que
causavam desequilíbrios ambientais.
Após as
apresentações e o lanche, o presidente Evandro Telles concedeu entrevistas e ouvimos
as recomendações de trabalho de limpeza. Todos portavam boné, protetor,
lanches e líquidos. Muitas fotos já registravam os fatos do dia.
Divididos os
grupos de limpeza: para o lado direito do parque dirigiram-se os escoteiros e
familías com filhos ficando responsáveis por 3 km de areia de praia. Para o
lado esquerdo: os associados e convidados do GNC uniram-se aos estudantes
universitários de diversas faculdades de Guarapari- ES, sendo todos levados de
ônibus até o local onde iniciariam a limpeza de 5 km de praia
com término na sede do parque.
A área de
preservação do parque compreende 8
km de praia e está muito conservada, com vegetação
preservada por diversas ações que identificam e mapeiam as necessidades
ambientais. Ao longo de todo o trajeto foram recolhidos os detritos
encontrados, desde garrafas plásticas, latas, tampinhas, sacolas
plásticas, pedaços de pranchas de surf, cordas, potes, baldes, vidros e outros,
enchendo inúmeras sacolas plásticas que eram levadas de quadriciclos até a base
do parque. Porém, os quadriciclos também ajudaram a transportar alguns
participantes que já estavam cansados da longa caminhada num dia de muito sol e
intenso calor.
Terminamos nossas
participações por volta das 13:00 horas, quando uma parte das
inúmeras sacolas com os lixos já estavam sendo amontoadas no parque.
O GNC iniciou entendimentos para identificar
um trecho do Parque com possibilidade de uso para encontros naturistas somente
nos fins de semana. Fomos convidados para irmos de escuna conhecer as próximas
áreas que terão ações de limpeza: as belas Três Ilhas e Três Praias.
Convite aceito, com as datas a serem divulgas brevemente.
GNC - GRUPO NATURISMO CAPIXABA
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