domingo, 19 de março de 2017

PARA QUE DEFINIR NUDISMO/NATURISMO?






A maioria das entrevistas em que participei, uma das primeiras perguntas é: O que é Nudismo/Naturismo? Só me resta repetir o que é de consenso “Um modo de vida em harmonia com a natureza....”. Tudo bem, e o que é natureza? Nada podemos dizer. Isso acontece porque o ser humano está inserido na natureza e ele não pode se auto definir. Por esse motivo William Welby em 1935 no seu livro “A Verdade Nua Sobre o Nudismo” diz que “embora o Nudismo tenha recebido uma boa publicidade, é difícil defini-lo da mesma forma que o Socialismo ou outros “ismos”.

José Wagner de Oliveira (João Pessoa-PB) uma vez me disse que Nudismo/Naturismo é uma ciência, realmente é, uma ciência biológica. Como também é uma vivência, um comportamento. A universalidade da ciência também se aplica ao Nudismo/Naturismo e como o corpo no nível científico não cabe diferenças, a vivência Naturista também não pode haver separatismos de qualquer espécie tipo: homens solteiros e casados, heterossexuais e homossexuais, crenças religiosas, e por aí vai. Isso representa valores que a sociedade determina como reais e não são.

No XV Congresso Brasileiro de Naturismo realizado em Guarapari nos dias 03 a 05 de fevereiro de 2017, foram eleitos o Presidente e Vice Presidente para dirigir a FBrN Federação Brasileira de Naturismo dois homens solteiros, Pedro Ribeiro e Leonardo Spínola de Miranda respectivamente. Isso reflete que o Naturismo nesse país está amadurecendo já que algumas áreas ainda só permitem homens acompanhados. Acho que agora terão que rever tal procedimento e reconhecer que se trata puramente de um preconceito sem nenhum fundamento e totalmente em desacordo com a filosofia naturista.

O Nudismo surgiu em primeiro lugar como um meio de adquirir saúde, novamente William Welby faz a comparação da pele com as plantas, ambas necessitam de luz e ar, se deixarmos as plantas em lugares escuros sem ventilação podemos observar os efeitos lastimáveis que acontece com elas. A ciência moderna descobriu que a pele tem funções bem mais importantes, extensivamente exploradas no livro “Tocar – O Significado Humano da Pele” de autoria de Ashley Montagu. Os benefícios da pele exposta não estão restritos à saúde do corpo, mas também tem efeito benéfico do lado psicológico; o sentimento de liberdade, inerente à nossa natureza, melhoria na auto estima são também resgatados.

Em 18/10/2012 escrevi o artigo “Naturismo Não é Um Conceito Definido” que está no 3º livro “Naturismo Um Corpo Não Fragmentado pág. 104 já tinha dito que tudo que diz respeito ao comportamento humano não pode ser definido, então não perca tempo com isso, tempo precioso para refletirmos sobre nós mesmos, meros turistas às vezes esquecendo de apreciar a viagem.

Refletir sobre o Nudismo/Naturismo é um caso de amor, amor com a Natureza. Por falar em “amor” isso também não pode ser definido, então qual objetivo de buscar definições? O importante é viver intensamente.

Evandro Telles
07/02/2017    
 



Um comentário:

  1. Inteiramente de acordo com o Evandro Telles e o David Rodrigues ("As pessoas sabem reconhecer o que são atos de Amor e o que não são. Do mesmo ponto de vista, deve ser possível reconhecer o que são atos de Amor com a Natureza e o que não são. Se o Naturismo é então Amor com a Natureza, tudo o que seja prejudicial à Natureza, não poderá ser Naturismo")
    As fragilidades do Ser Humano são precisamente o que nos distinguem uns dos outros, o que exige de T��D��S nós uma presença de espírito para aceitarmos que cada qual caminha pela vida ao seu ritmo ��

    O meu apelo é que nos mantenhamos unidos (e não deixemos separar-nos) pelo mais alto valor que temos em comum: o nosso Amor pela Natureza

    Que cada um de nós procure viver e ser exemplo vivo pelo seu ideal mais elevado do seu Amor pela Natureza, em boa consciência do bem estar mais elevado de e para T��D��S quantos coabitam este maravilhoso planeta

    #JuntosSomosMais

    Não podem uns querer arrastar / impor a alguns ��

    Não podem outros querer afastar / expulsar a alguns ��

    (espero estar a ser suficientemente claro, mas de alguém ainda tiver dúvidas, eu estou disponível para ser mais claro)

    ResponderExcluir