quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

XV CONGRENAT - PARA SEMPRE SER LEMBRADO



 A Cada dois anos é realizado o Congresso Brasileiro de Naturismo, quando também são tomadas decisões importantes para o desenvolvimento do Naturismo no Brasil. Nesse ano, o XV Congrenat realizado em Guarapari deixou sua marca na história, que para muitos dos participantes tornará inesquecível.
Norberto Gilberti Simonetti publicou no facebook 4 lições aprendidas por ele:  


Um Congresso que propiciou a todos os seus integrantes voltarem com a mala mais cheia, mas não se trata de objetos que muitos foram sorteados, e sim de conhecimento e de demonstração do verdadeiro Naturismo, alegre, divertido e ao mesmo tempo mostrando que o Naturismo pode ser a mudança que desejamos ver para o mundo; integrado, harmônico, benéfico para o corpo físico e o psíquico e de união. Não cabe nenhum tipo de separatismo.

Em 21/05/2011 escrevi uma mensagem ao Grupo Naturismo Capixaba com o título “Desenvolvendo a Percepção” publicada no livro “Naturismo – Um Corpo Não Fragmentado”, página 285 e disse que a Percepção é algo que não se ensina, cada um de nós devemos procurar desenvolver pessoalmente. Para minha surpresa, muitos depoimentos que recebi mostrou naturistas mais perceptivos e conscientes que a cada momento valorizava o trabalho e o esforço do Presidente do Grupo Naturismo Capixaba, Leonardo Spínola de Miranda, dedicado para realização desse evento.

Na oportunidade foi comemorado o Centenário de Dora Vivacqua, a Luz Del Fuego, a capixaba precursora do Naturismo Brasileiro. Foi lembrada na forma de pintura, escrita, filme e teatro. Quase todos os detalhes foram descritos num newsletter divulgado por Maria Luzia de Almeida e o Leonardo Spínola. No entanto, um detalhe passou despercebido por eles, mas não por mim. Presenciei jovens sentadas fazendo leitura de livros, pessoas interessadas no conhecimento e não somente na diversão, seus celulares foram esquecidos (pelo menos deixados um pouco de lado). Outros ainda fizeram questão de pagar por livros que eu os estava presenteando, não aceitaram por querer valorizar o trabalho do autor.

No aeroporto encontrei um casal que estavam vindo para o Naturismo pela primeira vez e percebi isso no olhar assustado da esposa, cuidei logo de dar a ela tranquilidade dizendo que o Grupo Naturismo Capixaba nunca exigiu que ninguém tirasse as roupas, sempre esperamos o momento de cada um. Penso que a fez relaxar um pouco, quando os encontrei novamente estavam totalmente integrados e livres de suas vestes. Na saída fizeram questão e vir me agradecer; nada fiz a não ser compreender as dificuldades psicológicas do casal. Será que posso me considerar padrinho deles no Naturismo?

Foi providencial o segundo quadro pintado pela artista Pâmela Reis, uma imagem que coloquei no artigo “A Semente do Naturismo”. Uma pessoa nua dentro de uma semente. Ao sortear o quadro expliquei que todos carregam o potencial para ser naturista, mas nem toda semente floresce. Justamente nesse Congrenat cuja participação dos jovens também foi marcante, até mesmo com as crianças que se sentiam muito tranquilas com a nudez deles e dos outros.

Uma nova diretoria foi formada com muito trabalho para realizar. Durante a minha breve apresentação fiz questão de mostrar que a Federação Brasileira de Naturismo terá o desafio de agregar a outros movimentos sociais. A implicação dessa nova postura requer a valorização dos naturistas à instituição que os representam e que tenhamos conhecimentos suficientes para tirar aqueles risos sarcásticos daqueles que nada sabe sobre o Naturismo, no seu lugar um pouco de inveja por termos a coragem de sentirmos orgulhosos por ser Naturista.

Esse Congrenat mostrou a possibilidade de profundas modificações nas Associações filiadas à FBrN, como também na potencialidade dos naturistas que agora estão chegando. Estamos distantes ainda, muitos assuntos delicados terão que ser tocados, analisados à luz dos valores naturais para conquistar o que sempre buscamos: A PAZ E A UNIÃO DOS POVOS.

Evandro Telles
15/02/2017

    









3 comentários:

  1. Foi minha iniciação no naturista... amei o respeito pelas pessoas e pela natureza... no início fiquei meio perdida... mas ao conversar com os participantes fui me soltando. Evandro estou lendo seus livros. E amei conhecer a história de Luz Del Fuego.
    Eu só tenho que agradecer.

    ResponderExcluir
  2. Foi minha iniciação no naturista... amei o respeito pelas pessoas e pela natureza... no início fiquei meio perdida... mas ao conversar com os participantes fui me soltando. Evandro estou lendo seus livros. E amei conhecer a história de Luz Del Fuego.
    Eu só tenho que agradecer.

    ResponderExcluir