sexta-feira, 4 de outubro de 2013

NATURISMO - UM COMPROMISSO COM A VIDA

 



O título desse texto foi um destaque no artigo “Naturismo e Novas Vivências” do amigo Edson Medeiros e hoje, 04/10/13, é comemorado o “Dia Mundial dos Animais”. Neste dia, a vida animal em todas as suas formas é celebrada, e eventos especiais são planejados em locais por todo o mundo. Instituído em 1931 pelo Congresso Internacional de Partidários do Movimento em Defesa  da Natureza, data escolhida em homenagem a São Francisco de Assis considerado protetor dos animais.

Questiono: o que tem sido comemorado? Durante os últimos 500 anos extinguiram-se por completo 844 espécies animais e de acordo com as estimativas da Aliança Internacional de Proteção de Animais, cerca de um quarto de todos os mamíferos estão à beira da extinção.

O Naturismo, enquanto uma filosofia de vida que busca a integração do homem de forma harmônica com a natureza, universalista, pacífica, mostra como é lento o processo de conscientização. De um lado, uma sociedade que mercantilizou o corpo que deixa as pessoas obsessivas ou frustradas, de outro, não são muitos os praticantes que desejam o compromisso de ficar esclarecendo àqueles que nem se interessam em conhecer o tipo de transformação que esse movimento é capaz de realizar na vida do indivíduo. O resultado tem sido desalentador, principalmente para quem escreve, sente-se isolado, uma voz na multidão.

Às vésperas do II Encontro Norte Nordeste de Naturismo tendo como pilares temáticos a “Espiritualidade, Solidariedade e Compromisso”, mostra que o Naturismo tem evoluído para algo mais do que a simples nudez corporal. A abordagem desses assuntos é significativa e ao mesmo tempo provocativa. Significativa porque a Espiritualidade implica ir além das crenças religiosas, a bem da verdade nada tem a ver com religião e sim como podemos SENTIR A VIDA, não é racional e sim existencial.

O homem quando se despe predispõe-se a mudanças mais fundamentais e significativas em sua vida. Tendo recuperado este espaço de liberdade que é o seu próprio corpo, tendo superado este imenso tabu que é a nudez, um horizonte todo se alarga, propiciando reflexões mais amplas e aprofundadas sobre o existir, sobre o viver. Antigos valores, arcaicas crenças, códigos, posturas, comportamentos condicionados pela velha moral, começam a ser repensados, redefinidos, questionados”. (Edson Medeiros)
 
O Naturismo assim torna-se uma técnica para que possamos ver a vida de uma forma diferente e mais humana. Os prazeres obtidos nos encontros não se tornam objetivos e sim conseqüências da conquista da liberdade e de se sentir uno com toda a natureza. Somente pelo título do livro “Todos os Animais São Nossos Irmãos” de Marcel Benedeti já nos sensibiliza que temos que repensar sobre o direito à vida.

O Congresso Espanhol aprovou o texto do Projeto de Lei que declara a tourada como patrimônio cultural. Mais uma vez perde os protetores dos animais e o Naturismo também enfraquecido pela desvalorização da vida que tanto defendemos. Até quando o ser humano suportará a sua agressividade e violência?




Evandro Telles
04/10/13


Nenhum comentário:

Postar um comentário